Ah, se eu soubesse...

, , 4 comments
Bem Vinda Segunda-Feira! Hoje me animei em escrever um post que é praticamente um manual de  dicas básicas do que deve-se fazer antes de decorar ou iniciar uma reforma.

Primeiramente, sucesso sem PLANEJAMENTO é MUITO difícil (em tudo na vida). Logo PLANEJAMENTO é o principal ítem. Em segundo plano: a nossa querida amiga TRENA, ela sempre deve estar a mão. E: mãos a obra!!! Literalmente....



Mas vamos lá, elaborei 20 itens - que lembrei de "prima"- e que podem dar um help mais detalhado:

1. Primeiro Passo: MEDIR OS ESPAÇOS
Antes de ir à loja, é importante medir  com a trena o tamanho dos móveis e a distância entre eles para circulação. Nunca confie somente na sua percepção visual, pra não acabar, por exemplo, comprando um sofá que não cabe na sala.




2. Móveis multifuncionais
Para economizar espaço, uma boa dica é dar outras funções a um mesmo móvel. Exemplo: um banco que também funciona como baú, onde pode ser guardado acessórios e utilidades.

3. Bancadas na parede
Para garantir uma boa circulação, as cadeiras da mesa de jantar precisam de um recuo mínimo de 60cm. Se é difícil garantir esse espaço, uma estratégia boa é utilizar bancos encostados na parede.



4. O tamanho da porta
Lembrando que a porta de entrada da casa deve ter, no mínimo 80 cm - para permitir a entrada dos móveis -  e deve ser a maior da casa.

5. Cinema em Casa
Primeiramente escolha a marca e modelo da aparelhagem que irá formar o "home theater" pois, as dimensões e as quantidades de pontos elétricos podem variar de uma marca/modelo pra outro.

6. Energia
Antes de fazer alguma alteração elétrica verifique sempre as condições de seu prédio. Se o edifício for antigo, por exemplo, o quadro de entrada pode não agüentar.

7. Espaço para dormir
Para garantir uma boa noite de sono, o cuidado com a circulação no quarto deve ser redobrado. A distância da cama até a parede ou até o armário deve ser de, no mínimo, 70 cm. A medida padrão para uma cama de solteiro é de 0,90x1,90m; de casal, 1,40 x 1,90m. Os modelos queen e king medem 1,60 x 2 m e 1,90 x 2 m, respectivamente.



8. Conforto em primeiro lugar
Se o seu quarto é pequeno, de preferência a cama no lugar dos criados-mudos, que podem ficar suspensos ou serem feitos sob medida. É possível até aproveitar outros móveis para essa função, como cadeira ou uma mini-escada.



9. Debaixo da cama
Se faltar espaço para guardar tudo no armário, aproveite o vão livre embaixo da cama. Nesse compartimento podem ser guardados itens como: documentos, sapatos, bolsas, malas ou roupas de cama.



10. Portas dos armários
As portas dos armários, normalmente, medem 50cm.  O espaço que deve ficar livre em frente as portas é  de, no mínimo, 60 cm. Se o quarto não dispõe desse espaço, opte por portas de correr.

11. Medidas internas
Os armários com portas comuns devem ter, no mínimo, 55 cm de profundidade. Se for optar por porta de correr, o ideal é 60 cm de profundidade...evitando assim, que as roupas fiquem amassadas.

12. Papel de parede
É importante não exagerar na hora da escolha do papel de parede. Para isso, uma dica é manter um equilíbrio entre o traço e a cor. Para calcular o número necessário de rolos, faça a seguinte conta: divida a largura da parede pela largura do rolo. Depois, divida o comprimento do rolo pelo comprimento da parede. Finalmente, divida o primeiro resultado pelo segundo. Se for papel estampado, no final deve-se acrescentar 10-20% a mais de material.

14. Tudo alinhado
Essa é uma dica para deixar o banheiro mais organizado: deixar os metais alinhados, até mesmo os que estão em outra parede, criando, no máximo, duas linhas de altura.



15. Vaso sanitário
Preste muita atenção no tamanho do vaso sanitário. Eles variam entre 45-60cm de profundidade. Pense também no conforto: o vaso deve ter um vão de 35 a 40 cm de cada lado.

16. Requisitos de uma Ilha
Se você quer ter uma ilha na cozinha, não esqueça de deixar a saída de energia e gás. Para o cooktop a ilha precisa de no minimo 80 cm de profundidade e a distância da bancada deve ser superior a 90cm.



17. Coifa segura
A distância mínima entre a coifa e os queimadores do fogão é de 65 cm para os fogões elétricos. No caso de modelos a gás, a distância deve variar de 70 a 80cm. o ponto de energia deve ficar bem no centro da instalação da coifa, a 2,20m do piso, ou vir pelo forro de gesso, passando pelo centro do duto.

18. Apoio Mínimo
Uma ripa de madeira com 8 cm de profundidade é o suficiente para apoiar quadros ou livros e receitas. No caso de o quadro ser grande, vale a pena fixar um prego atrás para que ele não tombe com o vento.


19. Pia na altura certa
Não subestime uma diferença de 5 cm, pois é essa diferença que fará "a diferença" no conforto ou não. A bancada da cozinha, em geral, deve ter 90 cm.

20. Lava louças sob medida
Antes de comprar o aparelho, leve em consideração os seus hábitos. Se seus pratos forem maiores que os tradicionais, leve-os até uma loja e experimente qual modelo comporta-os melhor.

21. Cozinha integrada
Essa opção amplia o living e deixa  casa mais agradável...então, sempre que possível, opte pela integração da cozinha. Se você não gosta dessa "integração definitiva" pode isolar a área gourmet usando portas de correr, por exemplo.



Gostaram das dicas? 

4 comentários:

  1. Oi, Mel! Ótimas dicas! Para um leigo como eu é difícil pensar sozinha em tantos detalhes. Com uma listinha na mão tudo fica mais fácil ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mel!!! Gostei das dicas, e concordo com você planejamento é tudo nessa vida! Confesso que é uma prática nova para mim, mas tenho colhido tantos frutos do meu próprio planejamento que, hoje tenho listas para tudo. Adorei as dicas para reformar a casa também! E sim, trena é tudo, meu item inseparável!
    Beijo grande! Thamyrez
    www.casadesignstudio.com.br

    ResponderExcluir